Big Tech: o que são e qual sua importância no mercado

Big Tech: o que são e qual sua importância no mercado

Nos últimos tempos, um termo tem surgido com frequência no cenário de notícias: big tech.

As notícias trazem principalmente uma má fase dessas empresas e perspectivas econômicas ruins para o ano de 2023.

Mas quem são essas empresas?

Vamos começar pelo conceito.

Trazendo uma tradução literal da expressão, big tech seriam as “grandes tecnologias”. Assim, de forma contextual, seriam as grandes empresas marcadas pela tecnologia e inovação, com grande capacidade de ditar e modificar o mercado como um todo.

De uma maneira lógica, podemos dizer que uma big tech começou sendo uma startup, que se expandiu e atingiu notoriedade e importância global.

Quem são as big tech?

Como visto, as big tech são as empresas globalmente conhecidas e com enorme potencial de impactar o público mundial em diferentes ramos.

Com esse conceito em mente, podemos citar como exemplo de Big Techs as seguintes empresas:

  • Apple
  • Microsoft
  • Meta
  • Tesla
  • Amazon
  • Netflix

Você não só deve ter reconhecido todas as empresas dessa lista como também consegue dizer a contribuição delas pro mercado, certo?

Continue com a gente e venha descobrir a origem dessas empresas.

Como surgiram as Big Tech?

Como pontuamos antes, as Big Techs um dia foram startups. Mas o que essas empresas têm em comum para terem se tornado potências mundiais?

Localizadas em sua maioria no Vale do Silício, as Big Techs começaram como pequenas startups. Tais empresas apostaram em modelos de negócios escaláveis, com objetivo de atingir de forma rápida um grande número de pessoas e assim, se estabelecer no mercado em que atuavam.

Outro ponto em comum dessas empresas foi a disrupção que causaram em seus campos de atuação. Empresas como a Netflix começaram um mercado que já ofereciam uma solução completa para seus consumidores e apostaram em uma inovação que rompia com tudo que existia.

Assim, por se mostrarem tão inovadoras, essas empresas enfrentaram muitos altos e baixos econômicos até se posicionarem como as gigantes atuais.

O poder das Big Tech no mercado

As Big tech se estabeleceram de tal forma no mercado, que a maior parte da nossa rotina diária tem a atuação de pelo menos alguma delas.

De acordar de manhã e se atualizar no Instagram, mandar uma mensagem pra um colega de trabalho pelo Whatsapp e até assistir um filme pós expediente de trabalho. Essas e outras muitas atividades diárias são marcadas por elas.

Mas o poder dessas empresas não para por aí.

A atuação, principalmente das Big tech de comunicação, se faz percebida também em campos importantes como posicionamento político e informativo da sociedade como um todo.

Além disso, podemos citar ainda o poder de incitar a própria inovação. Para se manterem atualizadas no mercado, essas empresas investem pesado em atualizar de forma constante suas tecnologias.

Assim, trazem para o mercado novos produtos e soluções, que acabam por fomentar outras empresas a acompanhar o ritmo.

Antes que pareça que tudo são flores nesses mercados, vem com a gente e acompanhe algumas das dificuldades atuais enfrentadas por elas.

Os grandes desafios enfrentados

Assim como qualquer empresa, as Big tech também enfrentam desafios. Dentre eles podemos citar:

  • Impasses de regulamentação: por muitas vezes se tratarem de soluções inovadoras, essas empresas necessitam de aberturas regulamentares que não existiam antes no mercado.
  • Privacidade de dados: chegou no Brasil como Lei Geral de Proteção de Dados, mas a tendência veio com força em todo o mundo. Assim, tais empresas por terem acesso a muitos dados de seus usuários, precisaram reformular suas experiências para atender às novas exigências.

Com tudo que foi mostrado por aqui, fica tranquilo perceber que chegar onde essas empresas chegaram não é uma tarefa nada fácil.

Mas o fato de todas elas terem começado como pequenas startups é algo bem motivador.

E você tem uma ideia inovadora, digna de Big tech e não sabe por onde começar?

Clique aqui e baixe agora nosso Manual para Startups e tenha acesso a dicas e processos passo-a-passo de como começar e estruturar sua startup!

Fale Conosco

Esse é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio