Startup

Como descobrir se minha ideia de startup é boa?

Startup

No mundo atual sempre ouvimos pessoas dizendo sobre ideias que ganharam um milhão de reais, através do desenvolvimento de um projeto. Mas como descobrir se sua ideia de startup é boa? Boas ideias de negócio procuram atender necessidades específicas do consumidor com intuito de gerar valor. Dessa maneira, existem ideias que solucionam problemas, mas não têm aderência suficiente junto ao mercado.

Para evitar riscos, é importante se atentar nas diversas formas de testar soluções antes mesmo de desenvolvê-las. Podemos iniciar analisando o problema antes de aprofundar a solução, esse é um ótimo primeiro passo para descobrir se a ideia de startup é boa. Ao identificar o problema, também é preciso reconhecer sua prioridade, e sua necessidade precisa estar no topo da lista da persona.

Temos como exemplos de prioridades?

  • Aumentar as vendas;
  • Terceirizar serviços internos;
  • Contratar um gerente de marketing;
  • Diversificar produtos disponíveis;
  • Melhorar redes sociais e impulsionamento.

Uma vez que tenhamos o problema estruturado, podemos iniciar o estudo enquanto as possibilidades de solução.

 

Solução

Será que essa solução já foi resolvida?

 

Devemos iniciar nossa pesquisa procurando por soluções existentes. Existem ideias muito boas, e pode ser que o que você pensou já tenha sido colocada em prática. Entretanto temos a oportunidade de identificar os erros cometidos e melhorar. É possível procurarmos por possíveis consumidores e perguntar como eles resolveram o problema, entendendo como superaram os obstáculos.

Para responder à pergunta “minha ideia de startup é boa?” podemos analisar como as empresas concorrentes começaram e escalaram suas soluções, seu investimento realizado, e a taxa de crescimento no decorrer do tempo, além da quantidade de usuários que usam a solução. E por fim, analisar pontos de falhas que as empresas escolhidas buscaram. Todas essas ações irão gerar insumos para insights na construção da solução.

 

Demanda

Existe demanda para solução?

 

Valide sua demanda antes de iniciar o desenvolvimento da solução, ou seja, antes de começar qualquer rascunho, entre em contato com o potencial consumidor e avalie, a viabilidade do produto. Portanto, realize uma pesquisa de mercado ou gere um questionário que possa ser compartilhado com perfis parecidos com o desejado. Use as redes sociais para procurar pessoas que se enquadrem no seu perfil. Valide sua ideia sem gastar muitos recursos, já que o risco é alto nesse momento.

Você precisa responder algumas perguntas:

  • Atualmente, como o problema é resolvido?
  • Quais as características que você gosta e não gosta na solução?
  • Aspira por uma solução melhor? Quanto pagaria?

 

Como começar um projeto de software?

Entenda o que é um software e os primeiros passos de sua criação

 

Não é tão fácil entender o que são softwares ou como são feitos, apesar de utilizarmos no cotidiano, as vezes sem nem perceber.

No entanto, eles se fazem cada vez mais necessários em todas as esferas do trabalho, e entender como começa sua criação pode ser útil na hora de procurar um para sua empresa.

Por isso, vamos explicar aqui as informações mais fundamentais sobre o início do desenvolvimento de um software.

É importante notar que os primeiros softwares eram utilizados para pesquisas matemáticas, fazendo cálculos com muita rapidez.

Com o tempo, passaram a realizar todo tipo de tarefa complexa onde há pouca margem para erros, como em missões espaciais – onde um cálculo errado pode ser catastrófico.

Hoje, softwares cumprem tarefas repetitivas e demoradas de forma rápida, precisa e automática, reduzindo gastos e promovendo mais agilidade no trabalho, como em:

  • Gerenciamento estoque, pedidos e entregas;
  • Folhas de pagamento e notas fiscais;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Marketing digital.

Com a transformação digital, todo tipo de empreendimento pode se beneficiar de um software feito sob medida, e reconhecer isso costuma ser um dos passos iniciais para procurar a Smart Innovation.

Fale com um especialista

 

Requisitos, análise financeira e MVP

Minimum Viable Product

 

O início de todo um projeto de software é uma boa conversa entre o cliente e um desenvolvedor, na qual se procura esclarecer a demanda do cliente e como ela pode ser resolvida.
O desenvolvedor compara as demandas com soluções já conhecidas, e oferece uma prévia de como exatamente o software funcionaria.
São estabelecidos os requisitos, que são o conjunto de tarefas específicas que o software ou aplicativo novo deve ser capaz de realizar.
Então, desenvolvedor avalia quanto tempo será necessário para completar o projeto, assim como os custos de acordo com sua complexidade e a equipe de programação.
O método MVP ou Mínimo Produto Viável, usualmente utilizado por startups, pode ser importante para definir os requisitos, prazos e retorno financeiro do projeto.
O projeto de MVP inclui apenas os requisitos mínimos para ser inserido no mercado, reduzindo o risco de prejuízos.
O MVP do Whatsapp, por exemplo, seria um aplicativo capaz de enviar e receber mensagens de texto, sem ainda funções de imagem e vídeo necessariamente.
Em seguida, conforme retorno do mercado, outras adaptações são feitas, alterando ou adicionando requisitos.
A partir disso, a equipe de programação projeta a arquitetura do software, e pode definir que metodologia de desenvolvimento utilizar, estabelecendo assim os melhores prazos para se criar o programa, até sua implementação.
Entenda mais sobre algumas metodologias de desenvolvimento no próximo post!

 

Tire seu projeto do papel

Descobriu se sua ideia é boa? Chegou a hora de tirá-la do papel

 

Conseguiu descobrir a resposta para a pergunta?

Depois que você conseguiu descobrir a resposta para a pergunta “Minha ideia de startup é boa?” entendeu o problema, analisou seus concorrentes e validou a solução no mercado, chegou a hora de você tirar o projeto do papel. Comece com a criação de um modelo de negócio, ele pode ajudar a fazer conexões entre a ideia e a viabilidade no mercado, avalie fontes de renda e potenciais parceiros que podem fazer as coisas acontecerem. Faça isso usando o Canvas, utiliza o business model canvas e aplique no seu negócio.

 

Fale com um especialista

Fale Conosco

Esse é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio