Soluções Smart: Microsserviços

Soluções Smart: Microsserviços

Você pode até não saber o que são, mas os microsserviços estão presentes de forma constante na sua rotina.

Pense na última vez em que você acessou o site de um e-commerce. Possivelmente, você se deparou com a barra de pesquisa do site para procurar produtos. Essa pesquisa representa um serviço.

Talvez você também tenha visto recomendações de produtos relacionados, extraídas de um banco de dados das preferências dos compradores. Isso também é um serviço.

Você adicionou algum item ao carrinho de compras? Isso mesmo, esse é mais um serviço.

Juntos, esses serviços são categorizados como microsserviços. Você sabe a real definição e aplicação desse termo?

O que são Microsserviços?

Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas.

Assim, cada função pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada microsserviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.

Benefícios da arquitetura de Microsserviços

A utilização dessa arquitetura traz alguns benefícios. Dentre eles podemos citar:

  • Lançamento no mercado com mais rapidez;
  • Altamente escalável;
  • Resiliente;
  • Acessível.

A arquitetura de microsserviços não é uma bala de prata e possui desvantagens, complexidades e problemas caso não seja implementada corretamente. Por isso é importante que profissionais qualificados e com experiência atuem na implementação de uma arquitetura com microsserviços.

Implementar microsserviços de forma errada pode gerar mais problemas do que melhorias. Além disso, é necessário uma mudança de pensamento para definir e criá-los, sendo que não é simplesmente quebrar uma grande solução em pedaços menores.

Um bom ponto de partida é o padrão de arquitetura monolítica, que é o estilo arquitetônico tradicional e ainda é uma boa escolha para muitas aplicações. No entanto, por apresentar inúmeras limitações e problemas principalmente quanto a escalabilidade e resiliência, uma escolha melhor para aplicações grandes e complexas é o padrão de arquitetura do microsserviços.

A baixa quantidade de código presente em um microsserviço não torna a IDE (Ambiente de Desenvolvimento) lenta, tornando os desenvolvedores mais produtivos. Além disso, cada microsserviço inicia muito mais rapidamente que uma grande aplicação monolítica, tornando os desenvolvedores mais produtivos e acelerando as implantações.

Vamos tornar sua arquitetura escalável?

Está pronto para transformar sua empresa em uma arquitetura de microsserviços?

Já imaginou sua empresa crescer conforme a demanda, bem como estar preparada para picos como Black Friday, Semana do Consumidor, promoções pontuais e outras datas festivas, aumentando sua taxa de conversão e por consequência seu faturamento? Com a arquitetura de microsserviços isso é uma realidade.

Cada microsserviço pode ser implantado independentemente de outros microsserviços por meio da duplicação e particionamento.

Caso os desenvolvedores responsáveis necessitem implementar uma modificação para um determinado microsserviço, não há necessidade de coordenação com outros desenvolvedores.

Assim, a arquitetura de microsserviços torna viável as metodologias de CI/CD (Continuous Integration/Continuous Delivery), integração contínua e entrega contínua respectivamente, o que permite a automação e o monitoramento na entrega das aplicações resultando em maior fluidez e controle sobre o código da aplicação.

Cada microsserviço pode ser implantado em um hardware específico para as exigências de seus recursos. Situação bem diferente da utilização de uma arquitetura monolítica, que possui componentes com diferentes necessidades, por exemplo, uso intenso de CPU x uso intensivo de memória, são juntamente implantados.

Os padrões de comunicação entre clientes e a aplicação, bem como entre os próprios componentes da aplicação, são diferentes de uma aplicação monolítica. Devemos abordar questões como interação entre os clientes e os microsserviços, mecanismos de comunicação entre os microsserviços.

Vamos tornar sua plataforma digital escalável? A Smart Innovation está pronta para transformar sua empresa em uma arquitetura de microsserviços.

Vamos transformar sua empresa?

Fale Conosco

Esse é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio