Aplicativo híbrido: O que é e por que você deveria conhecer

Aplicativo híbrido: O que é e por que você deveria conhecer

Aplicativo Híbrido: O que é? E porque você deveria conhecer!

Aplicativos híbridos tem milhares de usuários no Brasil e no mundo, empresas como Instagram, Twitter e Facebook, fazem uso dessas ferramentas. Porém, as grandes corporações não deixam de seguir a tendência, tornando-se realidade em companhias, como:

  • Uber;
  • Facebook;
  • Nubank;
  • Airbnb; e
  • Instagram.

E é claro, que muitas outras passaram a utilizar essa tecnologia, obtendo vantagens tanto no aumento da qualidade, como na produtividade dos seus apps.

Neste artigo vamos ver, a importância do sistema híbrido nos apps.

Boa leitura!

Antes x depois

No passado, os profissionais precisavam programar um aplicativo duas vezes, com linguagens diferentes, para que ele funcionasse nos sistemas Android ou no iOS. Assim, com a criação híbrida, por meio de uma ferramenta específica, um único modelo fica compatível em ambas plataformas.

Hoje em dia, o desenvolvimento mobile (codifica e testa nas plataformas Android ou iOS), em regra segue dois caminhos para construir um app, sendo eles:

  • o Nativo; ou
  • o Híbrido.

Para tanto, vejamos a seguir principais diferenças entre eles.

Aplicativo Nativo

Em síntese, os apps nativos são propostos para casos específicos, onde a performance é fundamental, em especial no uso de muitos gráficos, como é o caso dos jogos.

Vale lembrar, que desenvolver um app nativo custa mais caro, pois demanda mais tempo e necessita de um programador específico naquela plataforma.

Aplicativo Híbrido

Em suma, aplicativos híbridos são móveis, compostos com linguagens e ferramentas da WEB. Possibilitando a utilização do mesmo código, tanto no sistema IOS como para Android.

De maneira idêntica, ele será encontrado nas lojas, esta que é a forma mais segura de baixar um app, sendo que ele também permite o acesso por web apps. Assim, também é como se o aplicativo híbrido, unisse o melhor de cada tipo de linguagem, já que recebe a origem na web e é modelado com uma codificação nativa, podendo ser usado do seu notebook bem como do seu smartphone.

Enquanto, nos nativos os recursos se prendem ao conteúdo disponível em suas bibliotecas internas e nas funções do smartphone (câmera, GPS, agenda de contatos), nos híbridos, há ainda uma integração com o browser de navegação, em outras palavras, o app híbrido também permite o acesso pela web, por meio de uma conexão entre site e aplicativo.

É por isso que você consegue acessar o seu Instagram pelo Google Chrome, por exemplo.

Benefícios dos Aplicativos Híbridos

Custos menores
No comparativo com os aplicativos nativos, eles buscam serem mais baratos, pois não contam com uma linguagem própria específica e nesse sentido, não há precisão de manter um time só para cuidar do aplicativo de cada plataforma. Antes de tudo, a grosso modo, há uma redução de custo de pelo menos 50%. Contudo, pode aumentar conforme a complexidade do aplicativo.

Aplicativos híbridos têm manutenção simples
Manter um aplicativo nativo envolve duas bases de código, uma em cada linguagem específica da plataforma. Seja como for, nos aplicativos híbridos, isso é feito uma única vez.

Facilidade de interessados
Com frequência, o mercado está se movimentando em direção aos aplicativos híbridos, e simultaneamente, os profissionais tem se interessado mais por essa tecnologia.

 Maiores possibilidades
Por meio de plugins é possível acessar recursos do celular, como por exemplo, a câmera.

Migração facilitada

A maioria dos frameworks possibilita a criação de uma única versão para diferentes sistemas operacionais e plataformas.

Entenda o que é um framework

Um framework em desenvolvimento, é uma união de códigos comuns entre vários projetos de software, que pode atingir uma funcionalidade específica por configuração durante a programação de uma aplicação.

Veja abaixo, alguns frameworks para desenvolvimento de aplicativos:

Ionic

Primordialmente, foi um dos pioneiros dos aplicativos híbridos e possui vantagem em relação as outras tecnologias, no que se refere a facilidade de escrita de código, já que qualquer desenvolvedor consegue codificar utilizando o Ionic sem nenhuma dificuldade.

React Native

Atualmente é a tecnologia mais usada e foi criada em 2015, pelo Facebook. Os componentes gerados são nativos; logo, aumenta bastante a performance em relação ao Ionic.

Flutter

Traz uma abordagem diferente do Ionic e do React Native. É sobretudo, a tecnologia mais recente e definitivamente considerado o preferido da comunidade. Acima de tudo, é baseado em uma arquitetura de renderização 2D (processamento digital), utilizado nos jogos. Assim, o desempenho dos componentes e da animação apresenta um excelente resultado.

Processo de desenvolvimento híbrido

O processo de desenvolvimento híbrido inclui levantar todas as funções que o aplicativo exercerá.

A escolha deve ser baseada na quantidade de usuários que se quer atingir e nas funções disponíveis em cada sistema. Pois, existem aplicativos exclusivos que só rodam no seu sistema operacional específico, ou seja, não funcionam em outros.

Sob o mesmo ponto de vista, a manutenção do aplicativo híbrido é bem vantajosa. Qualquer mudança necessária pode ser feita em um único sistema, sendo uma ação bem mais rápida e ainda, evita o surgimento de side effects (efeitos colaterais ruins no código).

Escolha pelo Aplicativo Híbrido

De antemão, deverá ser levado em consideração o grau de complexidade do projeto, quantidade de usuários, fidelidade de interface, além disso, performance de tela. Esses são alguns aspectos, se não os mais importantes, na hora de escolher uma tecnologia.

Linguagens de Aplicativo Híbrido

Como resultado, os híbridos são mais simples e, consequentemente, mais rápidos de desenvolver. Dessa forma, a sua utilização dependerá de conexão com a internet e da velocidade da mesma. Para funcionar corretamente, em qualquer plataforma, o aplicativo híbrido precisará de um certo tempo e trabalho duro, por parte dos desenvolvedores. Em contrapartida, há algumas situações, que eles podem ter o custo bem parecido com um aplicativo nativo. Porém, isso vai depender da excelência que se deseja oferecer ao seu usuário.

O aplicativo híbrido é construído na linguagem HTML5, CSS e Javascript, assim como o site mobile. Esse código é alocado dentro de um container, integrando as funcionalidades que o seu dispositivo oferece.

A importância do aplicativo híbrido

Com o aumento da procura por aplicativos direcionados a compras, entretenimento, buscas por informações, namoros, enfim, todas as maneiras possíveis, fizeram com que as empresas precisassem desenvolver seus próprios aplicativos. Não são apenas as grandes corporações que optaram por esse recurso, mas também empresas de todos os portes aderiram aos apps para obterem um maior e melhor visibilidade no mercado, além de conseguir novos clientes.

Por fim, um app precisa atender as principais expectativas do usuário, mas a empresa deve ser bastante criteriosa na hora da criação. Pois, elas precisam entender qual a melhor solução, e isso é primordial para o tipo de aplicativo a ser escolhido, existem algumas possibilidades e razões para que sua empresa possua um aplicativo, são elas:

  • o Aumento de produtividade;
  • a automatização de processos;
  • a aproximação dos clientes; e
  • o fortalecimento da marca.

Esperamos que este artigo tenha sido válido para você, clique aqui e veja mais sobre conteúdos relacionados a tecnologia.

 

 

Fale Conosco

Esse é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio