As metodologias ágeis ganham espaços nas empresas

As metodologias ágeis ganham espaços nas empresas

Metodologias ágeis otimizam custos, falhas e reduzem tempo de entrega

Metodologias ágeis surgiram da rapidez das startups, pois elas ganharam espaço nas grandes empresas, devido ao foco, por elas criadas, através da velocidade, da redução do tempo de entrega, na otimização de custos, falhas no mundo digital em que vivemos.

 

As metodologias ágeis estão em ascensão

Acima de tudo, as utilizações de metodologias ágeis estão cada vez mais em ascensão e dessa forma transformando-se padrão, bem como para o desenvolvimento de produtos em outras áreas como vendas, recursos humanos e marketing.

Primeiramente, as empresas ágeis encurtam o prazo de entrega, assim como melhoram a qualidade e consequentemente aumentam a produtividade. Por isso, cerca de70% das organizações mundiais, estão usando algum tipo de processo ágil, os quais conseguem nesse meio tempo, assegurar níveis surpreendentes para as empresas.

 

Os benefícios das metodologias ágeis

Antes de mais nada, os métodos ágeis possuem em comum o fato de serem bem aplicáveis a projetos complexos, frequentemente utilizando ciclos curtos, com transparência das informações, com feedbacks constantes, além de adaptações a mudanças, juntamente com a integração da equipe bem como a proximidade com o cliente.

 

Feedbacks positivos

Logo, depois que se aplica a também chamada cultura ágil, a empresa conquista vários benefícios como resultado. Assim como entrega contínua de valor; envolvimento do cliente; facilidade na adaptação a mudanças; facilidades na execução das tarefas que em contrapartida recebem constantemente feedbacks positivos.

 

Método tradicional

Anteriormente o método tradicional ficou mais conhecido com o modelo cascata, para o desenvolvimento de software, caracterizado por uma sequência de fases de desenvolvimento, em que cada fase somente se inicia quando a anterior se encerra.

 

Método ágil

Finalmente, escolhido nos anos 90 para representar um movimento em resposta aos pesados métodos de gerenciamento de desenvolvimento de software, que predominavam na época, ao contrário dos métodos tradicionais.

 

Diferenças entre metodologias ágeis e tradicionais

Primordialmente a distinção entre elas ocorre porque as metodologias ágeis contam com um orçamento e prazo fixo para o desenvolvimento do projeto, em contrapartida ao tradicional, os itens de orçamento e tempo de execução são detalhes secundários, bem como prevalece o foco, que é se ater a todas as especificações e detalhes do projeto.

 

Conciliação da metodologia ágil e tradicional

Em suma, os dois tipos se diferem conforme a maneira de como administram o prazo, as especificações, a qualidade e os valores.

De antemão, as duas alternativas oferecem simultaneamente benefícios capazes de aumentar a competitividade da empresa. Assim como ressaltar que o importante é que sejam utilizadas de maneira eficiente e, isso ocorre quando há da mesma forma desde que, a escolha da melhor metodologia seja aplicada em cada projeto. Portanto, o método ágil apareceu para ocupar o lugar do método tradicional.

 

Manifesto Ágil

Antes de mais nada, o Manifesto Ágil é uma declaração de valores e princípios para o desenvolvimento de software. Em 2001, foi criado por 17 profissionais que se reuniram para avaliar o resultado dos métodos ágeis que já praticavam. Com o sucesso obtido através de suas metodologias foi lançado e disseminado imediatamente o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, o qual chamamos de Manifesto Ágil.

 

Os 12 princípios do Manifesto Ágil

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente por meio da entrega cedo e frequente de software com valor.
  2. Mudanças de requisitos são benvindas, mesmo em fases tardias do desenvolvimento. Os processos Ágeis utilizam a mudança em favor da vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar software em funcionamento com frequência, desde a cada duas semanas até a cada dois meses, com uma preferência por prazos mais curtos.
  4. As pessoas do negócio e os desenvolvedores devem trabalhar em conjunto diariamente ao longo do projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê-lhes o ambiente e o suporte que precisam e confie neles para realizarem o trabalho.
  6. O método mais eficiente e efetivo de se transmitir informação para e entre uma equipe de desenvolvimento é a conversa face a face.
  7. Software em funcionamento é a principal medida de progresso.
  8. Os processos Ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter indefinidamente um ritmo constante.
  9. A atenção contínua à excelência técnica e a um bom projeto aumentam a agilidade.
  10. Simplicidade – a arte de se maximizar a quantidade de trabalho não feito – é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes que se auto organizam.
  12. Em intervalos de tempo regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais efetiva e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Enfim, o Manifesto Ágil é um marco no desenvolvimento de softwares.

 

Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software

Agora com o manifesto para desenvolvimento ágil de softwares, apareceram sob o mesmo ponto de vista, novas formas de aprimoramento. De acordo com o trabalho, de maneira idêntica, tem como chave principal a valorização e interação das pessoas, ao contrário, do que ocorre com processos e ferramentas.

 

Software em funcionamento é o que importa

Como resultado, o software funcionando se torna sobretudo mais relevante do que uma documentação abrangente. Dessa forma, responder a mudanças rápidas significa acima de tudo, mais do que seguir um plano e assim, seja como for, faz com com que a negociação se sobreponha ao contrato.

 

Metodologias ágeis estão à sua disposição

Em primeiro lugar, metodologias ágeis oferecem variados tipos para a realização de um trabalho positivo. Por exemplo temos o Agile Scrum, que funcionará igualmente para projetos que se encaixam em um ciclo curto, como sprints de uma a duas semanas.

A princípio, a Agile Kanban, não há sprints de duração fixa. Por isso, funcionará melhor sobretudo para trabalhos contínuos e igualmente para a entrega do produto.

Enfim, há simultaneamente outras metodologias ágeis, porém, o segredo está em encontrar aquela que mais se adequa as necessidades da empresa.

 

Métodos facilitam o entendimento

Atualmente os métodos facilitam tanto quanto ajudam a operar, bem como, entender os valores e princípios ágeis. Lembre-se que da mesma forma os métodos ágeis são coletivos e colaborativos. Apenas a interação de pessoas juntamente ao método ágil, bem como uma mentalidade adequada, possibilitará um resultado bastante positivo.

Logo, a avaliação de resultados é uma etapa fundamental, para qualquer estratégia aplicada nos projetos e, com as metodologias ágeis, não é diferente. Elas servem constantemente para mostrar o bom ou não funcionamento, conforme uma determinada decisão.

 

Metodologias ágeis: como proceder na análise e na avaliação de resultados

Dessa forma, os gestores podem utilizar gráficos de controle para acompanhar o andamento até a sua conclusão. Assim também podem usar o diagrama de fluxo cumulativo, que neste ínterim, ajuda as equipes de Kanban a garantir, definitivamente um fluxo uniforme de trabalho.

 

Escolha o caminho certo

Por último, existe uma vasta gama de métricas para analisar os resultados das metodologias ágeis. Entretanto, o resultado vai depender, eventualmente, se a escolha do caminho seguido foi eficaz apesar do estudo das características de cada planejamento.

Quer entender melhor sobre o assunto? Fale com nossos especialistas!

Fale Conosco

Esse é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio