Desenvolvimento Incremental: descubra como a sua empresa pode se beneficiar com isso

Desenvolvimento Incremental: descubra como a sua empresa pode se beneficiar com isso

Desenvolvimento Incremental: forma de entrega pela Metodologia ágil

Se fosse chegou nesse texto, muito provavelmente você já sabe um pouco sobre metodologias ágeis. Além disso, esbarrou no conceito de desenvolvimento incremental e está um pouco na dúvida se esse método de entrega se aplica a você e a sua empresa.

Estamos aqui para te explicar um pouco mais sobre essa metodologia e te mostrar quais são os benefícios em utilizá-la.

Citaremos também, dentro da Metodologia ágil, as diferenças entre desenvolvimento incremental e iterativo e por que escolhemos pela entrega incremental aqui na Smart.

O que é um desenvolvimento por método incremental e quais são seus objetivos?

Para começar, vamos direto ao conceito, o que é um desenvolvimento incremental?

Pois bem, desenvolvimento incremental é um modelo de processo de desenvolvimento de softwares baseado na entrega de pedaços de softwares já com funcionalidades autônomas.

Assim, a cada entrega realizada pelo time de desenvolvedores, o cliente receberá um bloco de funcionalidade para que seja aprovado ou não.

Dessa forma, à medida que os blocos de funcionalidades vão sendo estruturados, eles vão se juntando, de modo a formar o software final desejado.

De maneira analógica, seria o mesmo que pensar em vários blocos de montar infantil, cada qual com sua cor e função, estruturados para formar um único objeto.

Com isso, o processo de desenvolvimento do software se transforma em vários mini projetos, em que, o início do próximo só acontecerá após a finalização e apresentação deste ao cliente.

O tempo entre essas entregas pode variar, tendo empresas que se estruturam semanalmente, a cada quinze dias ou até com entregas mensais.

Iterativo x Incremental

Agora que o conceito ficou claro, vamos partir para o esclarecimento da seguinte dúvida: desenvolvimento iterativo ou incremental? Qual metodologia devo escolher?

Já vamos te mostrar o por que aqui na Smart defendemos as entregas incrementais. Mas antes vem entender um pouquinho sobre o desenvolvimento iterativo e suas principais diferenças em relação ao desenvolvimento por método incremental.

Para começar, o conceito de desenvolvimento iterativo consiste na repetição das etapas de desenvolvimento, até que o objetivo final seja conquistado. Ou seja, trata-se de um processo de inovação ou melhoria em que as etapas de criação, teste e revisão são realizadas de forma repetitiva até que o produto final esteja da maneira desejada.

Dessa forma, a cada iteração o produto da iteração anterior, já revisado e aprovado pelo cliente, recebe mais detalhes e complexidade.

Partindo desse princípio, entre os benefícios desse método de entrega estão: existência de um software funcional desde a primeira etapa, capacidade de correção ao longo da jornada e possibilidade de gerenciamento de riscos, uma vez que os erros podem ser percebidos a cada iteração.

Por outro lado, a inexistência de um produto final a cada entrega pode dificultar a visualização pelo cliente da sua ideia original. Assim, com a entrega incremental, o cliente pode ter certeza de que o produto final ficará exatamente como o desejado.

Quais são os benefícios dessa metodologia de entrega?

Já citamos alguns benefícios da entrega incremental, mas com certeza vale ressaltar que com ele é possível:

  • Entregar um software completo a cada entrega
  • Desenvolver cada módulo ao mesmo tempo, por diferentes equipes
  • Focar em cada módulo, como se fosse um projeto único. Assim, é possível se preocupar com as soluções para aquele pedaço em específico.
  • Utilizar ou descartar os módulos desenvolvidos no projeto final, conforme o desejo do cliente.

Pontos que merecem atenção dentro desse modelo de entrega

Apesar de ser o método escolhido pela nossa equipe, isso não significa que ele não precise de atenção em pontos específicos, correto?

Como pontos que merecem uma atenção maior na implementação dessa metodologia, podemos citar:

  • Todos os requisitos do produto final precisam ser levantados no início do projeto para que haja a divisão de cada módulo.
  • Ao final do desenvolvimento dos módulos autônomos, é necessário expertise para que eles sejam agrupados e funcionem de maneira correta.

Já deu pra perceber que mesmo que escolha esse método, não dá para entregar seu projeto para qualquer um, né?

A Smart possui equipes qualificadas para cuidar da sua ideia ou projeto. Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas.

Fale Conosco

Esse é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio